terça-feira, 1 de julho de 2008

Assisti Wall-e

Como diria Yoda, difícil de definir esse filme é.

Foi uma opção bastante corajosa da Pixar em realizar esse filme, uma ficção com no mínimo uma visão pessimista do futuro, onde a Terra é um grande lixão incluindo a sua órbita e os humanos viraram meros internautas que nada mais sabem (ou conseguem) fazer sem o computador a sua frente. Nem ao menos caminhar, eles tem cadeiras flutuantes.

Neste ambiente da Terra lembra um pouco Mad Max II, ou o final de um filme catástrofe, é que encontramos o nosso heróis; um robozinho cuja função é recolher, compactar e amontoar o lixo deixado pelos "civilizados" o deixaram lá por 700 anos. E na sua inocênte visão do mundo, e do VHS de Hello Dolly, ele continua a trabalhar e olhar pro céu como se espera-se por alguma coisa.

A estoria toda muda assim que chega Eva, uma sonda em busca de algum sinal de vida no planeta, e que facina Wall-e (ele torna-se um robô apaixonado (?)). A partir daí o filme vira uma comédia romântica, e sim, Eva personifica toda a geniosidade das mulheres (coitado do Wall-e, leva cada bronca). Nada menos que sensacional.

Além disso , o filme conta com intermináveis citações e objetos que só os mais nerds não vão deixar passar despercebido, segue alguns spoilers: O satélite Sputnik e o módulo lunar Apollo 11.

Tem uma cena em que até a musica lembra Jornada nas Estrelas, a cena de apresentação da nave Axiom é completamente Trekkie, não dá para deixar de reparar, até o fonte utilizado para escrever o nome dela e as luzes que a iluminam é igualzinho da Enterprise.

Agora o filme que mais foi homenageado, sem dúvida alguma é 2001. O HAL 9000 está lá! Se você já viu o filme e não notou, assista novamente. É ele! É ele! Vibrei ao vê-lo. Espero ansioso pelo DVD para ouvir a voz original dele (que infelizmente estava dublada), será que é pausada e angustiante como na obra-prima de Stanley Kubrick? Terei que esperar.

O que ficou devendo no filme foi um final, até parece que os próprios roteristas notaram isso, se ficares mais um pouco no cinema, observe as imagens que aparecem junto com os créditos; a minha sensação foi que eles quiseram utilizar esse momento como um epílogo, aliviando assim o vazio deixado pelo final.

Para aqueles que acharam Wall-e parecido com Jonnhy 5, enganaram-se, nota-se que não há semelhança alguma ao assistir o filme. Eu diria que ele é mais uma versão infantil e inocente do R2-D2 (o mais resmungão do cinema).

Nota: 7,5 Infelizmente não foi um dos melhores trabalhos da Pixar. Começa muito bem e vai perdendo fôlego até o final sem sal.

Até+

p.s.: Pra variar o curta exibido antes já vale o ingresso.

Nenhum comentário: