quinta-feira, 24 de julho de 2008

Blog e os meios de comunicação

Olá de novo,

Na verdade já estava escrevendo um outro post quando mudei de idéia. Resolvi falar de um livro que acabei de ler: Blog - Entenda a Revolução que Vai Mudar o seu Mundo escrito por Hugh Hewitt.

O que aprendi com ele: Os meios tradicionais de comunicação são formados por diversas redes que possui um Editor, alguém que de certa forma controla a "distribuição" de informações. O jornal tem, a revista semanal tem, e as emissoras de TV tem. As informações que recebemos são devidamente filtradas e tendenciadas pelos que as divulgam, logo tem muito haver com a confiabilidade que temos nesta fonte. Você pode confiar na revista Veja, no Jornal Nacional, mas já parou para pensar que a maioria dessas mídias pega as notícias de um mesmo lugar, as chamadas agências de notícias como por exemplo a Reuters. Humm.... É né?

E o que os Blog's tem? Na verdade a pergunta é o que os Blog's não tem. Filtros e homologações. As informações publicadas são de total visão do seu autor, aqui escrevo reviews de filmes, livros, divagações e ninguém além de mim decide o que pode ou não ser escrito, e vai de você leitor aceitar ou não as minhas palavras. Eu não estou seguindo diretivas editorias de ninguém. Apenas escrevo o que me vem, ou apresento a minha visão sobre determinado assunto. Se você leitor confia em minhas palavras, isso irá fazer uma diferença, eu no meu papel blogueiro ganho o status de influenciador, e as campanhas de marketing, eleitorais ou até de produtos de diversas empresas tevem passar agora a influenciar os influenciadores, ou seja, os blogueiros (eu por exemplo).

E se eu passar a escrever sobre política? Já pensei nisso, não se espantem se aparecer por aqui uns posts falando neste assunto. Ou falar de religião? Eu já fiz um post nesta área quando falei sobre o Evangelho de Judas, e que não teve nenhum comentário, ou ninguém leu ou ninguém se importou, pois poderia de uma forma ou outra ir de contra o que a pessoa acredita.

Os blogs são a nova voz rebelde numa internet cada vez mais comunitária e sem uma mão inivisível a controlando. Achei engraçado quando li que o TSE incluiu uma lei (ou diretiva) que os canditados deste ano não podem fazer propaganda eleitoral fora dos seus respectivos sites. Sério, olha só: link Onde eles estão com a cabeça? Até citaram que ocorrências em sites de relacionamento seriam estudados caso a caso (ou seja, vão tentar controlar comunidades no orkut dos candidatos). Totalmente sem noção. Querem controlar o incontrolável, daqui a pouco vão querer dar uma de China.

Resumindo, os blog's são as novas agências de notícias, eu que aqui escrevendo exerço algum tipo de influência sobre quem estas palavras lêem. O meu review sobre o filme do Batman por incrível que pareça fez algumas pessoas irem assistí-lo :-)

Pense nisto, quem sabe você também pode tornar-se um "reporter" neste mundo virtual.

Nenhum comentário: