segunda-feira, 9 de junho de 2008

Johnny 5 e o Teste de Turing

Olá leitores,

Ontem estava lembrando de um filme da década de 80 chamado Curto Cirtuito, onde um robô após sofrer um curto cirtuito começa a absorver tanta informação que passa a acreditar que esta vivo. Na área de inteligência artificial, existe o chamado Teste de Turing, que avalia se um programa é inteligente suficiente para enganar a pessoa com quem ele esta conversando.
Ex: Você esta num chat com outras duas pessoas, sendo que uma delas é um programa, e você é incapaz de distinguir o humano do programa.
Agora voltando ao tema do meu post, neste filme o Dr. Newton Crosby (Steve Guttenberg) faz um teste com Johnny 5 (nome que o robo se auto deu ;-) que de certa forma é muito mais simples e brilhante que o Teste de Turing: Ele conta uma piada ao robo, que por sua vez após alguns instantes começa a rir. Simplesmente genial, não teria pensando em teste unitário mais perfeito.
Eu particularmente ainda sou cético com relação a IA, não vejo num futuro próximo que consigamos alcançar o Teste de Turing e muito menos o "Teste do Johnny 5".

Até a próxima. ;-)

Nenhum comentário: