domingo, 10 de agosto de 2008

Review Parcial de Watchmen

Olá,

Dei uma parada na minha leitura do romance gráfico Watchmen para lhes narrar como esta sendo essa experiência. Confesso que fico pensando na adaptação para o cinema desta obra, pois estou achando ela bastante complexa em sua narrativa. Zack Snyder fez um excelente trabalho com 300 de Esparta, sem querer desmerecer, mas a estória era linear e Frank Müeller praticamente já fez do livro um storyboard a ser seguido. Mas no caso de Watchmen a narrativa é muito complexa, tem momentos que cada quadrinho é passado numa época diferente e você deve prestar a maior atenção para compreender a estória como um todo, tendo como possível prejuízo a perda toda do sentido da situação que esta sendo apresentada.

Claro que já observei que Alan Moore procurou mostrar de maneira mais realista um 1985 alternativo onde pessoas inspiradas nos heróis de quadrinhos iniciam uma vida paralela de vigilantes até o momento que uma lei os torna ilegais e tem alguém matando os ex-mascarados (alguém lembrou do filme Os Incríveis da Pixar? Agora entendi porque noticiaram que eles seriam processados).

É possível notar que várias obras e até mesmo filmes e séries atuais "bebem" de Watchmen, pra quem assistiu Heroes, o personagem Sylar era um relojoeiro e torna-se poderoso, já em Watchmen, o Dr. Manhattan também era inicialmente um relojoeiro, inclusive no momento de sua morte/transformação ele esta com o relógio que havia consertado de sua namorada.

Para a época do lançamento deste romance, nota-se que realmente causou um certo alvoroço pela ousadia da estória, incluindo inclusive partes escritas como se publicadas a partir de documentos reais, o que ajuda na compreensão do leitor às citações que aparecem constantemente. Fora o detalhe que cada personagem, além de uma personalidade profunda e às vezes atormentada, tem todo um passado que justifica sua situação (Rorschach é o exemplo máximo da loucura e psicose obsessiva). Tudo isto demonstra um enorme cuidado na construção da narrativa, a forma como os diversos assuntos são discutidos e questionados são a prova da genialidade e excentricidade do autor.

Alan Moore é também autor de outras obras excepcionais, tais como A Piada Mortal, Liga dos Homens Extraordinários e V de Vingança (dois últimos já adaptados ao cinema, o que fez com que ele ficasse deveras revoltado, inclusive esta se negando a auxiliar e a inclusive ver a produção de Watchmen).

Até+, volto ao assunto quando terminar de ler.

Nenhum comentário: