quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Livros Sagrados

Olá a todos,

Acabei de ler o especial da superinteressante chamado "Os maiores mistérios dos Livros Sagrados". Confesso que me decepcionei com a superficialidade com que foi tratado cada um dos livros sagrados (sim, existem mais de um).

A revista em si não acrescentou em nada o conhecimento que eu já possuía em relação as diversas religiões, apenas algumas curiosidades que eu tinha sobre a cabala e sobre os Mórmons.

Mas o ponto é: Temos diversas religiões ao redor do mundo, cada uma com as suas verdades, ignorando então a verdade da religião "adversária". Que eu lembre, uma religião, ou filosofia de vida (como alguns preferem chamar) tem como uma das funções nos unirem. Então por que elas tanto nos afastam?

Uma das coisas que eu gosto no nosso país (Brasil), é que cada um pode dizer que é da religião X ou Y, que poucas pessoas vão discriminá-las. Eu particularmente me considero multi-religioso. Mas como alguém pode ser multi-religioso? Essa opção não existe no levantamento do IBGE (deveria ter uma opção "todas as anteriores" :-)). Mas por que me denomino assim?

Cresci com os ensinamentos Luteranos, o que considero bem convencional e dentro dos ensinamentos cristãos existentes na Bíblia sem acrescentar coisas além das escrituras, mas como todas as demais, deixa lacunas que a curiosidade humana não mais aceita simplesmente por fé.

Passei para o seguinte raciocínio: E se cada povo na Terra recebeu uma parte da mensagem? Será que alguma religião já pensou ser dona de apenas uma peça de um grande quebra-cabeças? E não podemos desconsiderar a ciência também, Charles Darwin mostrou como surgiram as diversas espécies de animais no nosso meio e isso para alguns foi "matar" Deus, e para outros foi mostrar como Deus atuou.

Steven Hawkings recebeu uma gratificação do Papa sobre seus estudos sobre o BigBang (singularidade que criou o universo conhecido), pois para os católicos é como se fosse a prova do gênese, um arquiteto divino criou tudo atrávez deste momento. Mas novamente uma explicação leva a outra pergunta: O que havia antes e o que vai haver depois.

Portanto procuro sempre ler sobre as mais diversas expressões religiosas, tenho uma certa saudade da extinta Revista das Religiões, pois no meu ver era a única publicação que não "puxava a sardinha para uma ou outra crença".

Ok, voltarei mais neste assunto (discutindo cada uma delas), pois é muito para um post.

Até mais. Deixo vocês com Sadness do conjunto Enigma:


Enigma - Sadness Part 1

Nenhum comentário: