terça-feira, 25 de novembro de 2008

A nossa natureza

Olá a todos,

Vou contar uma estória para vocês que num desses dias um amigo meu que está longe me lembrou (fui eu mesmo quem contou para ele em 1993):

Certa vez, um escorpião viu um sapo que estava na beira de um grande rio.

O escorpião, que precisava chegar do outro lado e não sabia nadar, aproximou-se e falou:
- Olá Sapo, você poderia me carregar até a outra margem deste rio tão largo?

O sapo respondeu:
- Só se eu fosse tolo! Você vai me picar, eu vou ficar paralisado e vou afundar e morrer.

Disse o escorpião:
- Isso é ridículo! Se eu o picasse, ambos afundaríamos e ambos iriamos morrer.

Confiando na lógica do escorpião, o sapo concordou e levou o escorpião nas costas, enquanto nadava para atravessar o rio.

No meio do rio, o escorpião cravou seu ferrão no sapo.

Atingido pelo veneno, e já começando a afundar, o sapo voltou-se para o escorpião e perguntou:
- Por quê? Por quê fizeste isto? Agora iremos ambos morrer.

E o escorpião respondeu:
- Não posso evitar, essa é a minha natureza.

Essa estória eu vi no filme Traídos pelo Desejo de Neil Jordan, ela é contada em dois trechos: Jody conta para Fergus que no final conta para Dil. Quem não viu esse filme e desconhece seu segredo, esta perdendo uma das grandes obras do cinema.

Mas voltando a esta fábula, ela fala da nossa mais profunda natureza e que não conseguimos lutar contra ela. E por que contei ela? Isso eu irei entrar em post futuro.

Boy George The Crying Game

Nenhum comentário: