quinta-feira, 4 de setembro de 2008

A onipresença do Google

Olá caros,

Nesta ultima terça-feira (02/09), a Google agitou o mundo lançando um navegador de internet, o Google Chrome. O interessante é que quando a google lança algo, ocorre uma situação muito parecida quando o Steve Jobs aparece no palco com aquela calça jeans e a camisa preta com gola alta: O mundo estremeçe :-O

O google lançou um navegador! Uau! Mais um competidor na chamada Browser Wars (que voltou recentemente com a briguinha IE vs. Firefox).

Aí todos vão correndo baixar imediatamente como se fosse acabar logo o estoque do produto, pensando todo aflito que tecnologia inovadora deve estar vindo desta toda poderosa empresa, onde todo geek de carteirinha sonha trabalhar um dia?

Ok, baixei e... Ué, a google não tinha renovado o contrato com a Mozilla até 2011? Não estou entendo mais nada, se eles tem contrato com a Mozilla, logo o motor de renderização com certeza é o gecko. Mas pasmem, é o applekit. Como é que é? Sim, a google apenas empacotou uma versão um pouco passada do navegador Safari (usuários do mac e do iPhone conhecem ele) que é um descendente do Konqueror (nossa!). Pra quem não entendeu, os navegadores são formados basicamente de duas partes: Motor de renderização e a parte que o contém e fornece os serviços de bookmark, abas, etc. Como se fosse a moldura do motor.

Segue os mais comuns, motor entre parênteses: Firefox(Gecko), IE(Trident), Opera(Presto), Safari(Applekit/KHTML)

Falando sério, ..., tá faltando o que fazer na google. O Pink e o Cérebro querem realmente dominar o mundo, mesmo que para isso lançem uma série de produtos inúteis na prática, mas é um produto google. Similar ao um produto Apple (por que pagar mais caro por um MP3Player? Por que o iPod é o iPod).

O que achei do Google Chrome? O mesmo que eu acho do Google Talk, simplista ao extremo. Neste momento estou escrevendo este post no ScribeFire, um excelente plugin para o firefox, que após muito pesquisar, descobri ser o melhor gerenciador e editor de blog's. Por que eu trocaria?

As perguntas que ficam são:
Por que usar um navegador que tem menos recursos do que aqueles que ja existem?
Qual será o próximo passo? Será que vão dizer que o gmail e o orkut só terão certos recursos no chrome?

Um dia li uma hilária frase no msn de um colega: "O Google sabe o que você pesquisou no verão passado."

Nós usuários de tecnologia temos que ter o discernimento de observar até que ponto ficamos dependentes e expostos a um único fornecedor. Muitos falavam mal da Microsoft, que estava tentando dominar tudo, aí começamos a utilizar os serviços Google na internet, mas quando iremos parar? O Google sabe da nossa vida mais que nós mesmos. Será que a Google não virou a Microsoft da Internet?


Fiquem com uma charge e pensem sobre isso, até+:

Nenhum comentário: