terça-feira, 2 de junho de 2009

A Abstração da Felicidade

Olá a todos,

Hoje ouvi, ou melhor, li a seguinte pergunta: Se não há problemas no momento, por que não nos sentimos felizes da vida (a pessoa, se vier a ler isto, saberá que é a autora da questão). Portanto mais tarde me pus a pensar sobre esta incógnita, e aqui segue nos Meus Pensamentos:

O conceito de felicidade é totalmente abstrato, pois não podemos defini-la. Após muito pensar não achei uma só frase que a descreva ou defina bem. Então como será possível almejar algo tão indefinido? Como alcançá-la se não há bússola que nos indique o caminho? Acho que podemos usar o famoso clichê: Você saberá quando encontrar. :-\

Na nossa composição física, genes, células e neurônios utilizam-se de mecanismos de recompensa, ou seja, o prazer provêm de áreas no cérebro que emitem endorfina, dopamina, e outras palavras que terminam com "mina" (tal como foi mostrado no documentário Quem Somos Nós). Algumas pessoas recorrem ao uso de substâncias químicas que estimulam estes "centros de prazer", sejam elas drogas ilícitas, bebida, chocolate ou fármacos receitados por profissionais da psiquiatria, conseguindo assim uma espécie de Felicidade Artificial. Mas até aí ok; estamos assim refletindo sobre o assunto no campo biológico e químico da nossa constituição física.

Passando para o lado metafísico e espiritual, o Budismo nos ensina que viver é sofrer, e que o sofrimento provêm dos nossos desejos ou apegos não atendidos ou correspondidos e que todo sofrimento, assim como toda a nossa felicidade, está na própria mente. Já no Cristianismo, a felicidade advém da nossa proximidade com Deus, sendo Ele uma capa protetora contra os infortúnios, como diz-se na oração cristã oficial: Livra-nos de todo mal.
Citando o site Bíblia On-Line: Felicidade: Estado de satisfação que experimentamos pela posse, real ou em esperança, daquilo que amamos. A felicidade completa exclui as dores, as preocupações, o temor. Esta felicidade total não é deste mundo; é a que nos espera na posse de Deus pelo amor quando o veremos "face a face" na vida eterna.
Observem que no site bíblico fala de posse; seja ela real ou não daquilo que amamos, o que leva ao Budismo, onde é demonstrado que o sofrimento é não corresponder ao apego. Logo temos definições complementares. Mas continuemos...

Já de acordo com o Wikipedia: A felicidade é uma gama de emoções ou sentimentos que vai desde o contentamento ou satisfação até à alegria intensa ou júbilo. A felicidade tem ainda o significado de bem-estar ou paz interna.
Novamente aparece satisfação; só que agora temos em conjunto o bem-estar e a paz interna.

No dicionário Houaiss: Felicidade: qualidade ou estado de feliz; estado de uma consciência plenamente satisfeita; satisfação; contentamento; bem-estar.
Pois é, parece que felicidade é estar satisfeito. Cada um trouxe um pedaço da mesma definição: satisfazer desejos e a nossa consciência. Mas isso me parece tão vago e insípido...

Logo, minha conclusão é que o estado de Felicidade é algo que apenas nós podemos saber e sentir! Esta definição é toda e exclusiva nossa! Ninguém pode nos tirá-la. Só nós mesmos podemos dizer ao Universo se estamos ou não felizes, se somos ou não felizes. Se orar, libertar-se dos desejos, ou partir para o Prozac são caminhos possíveis que cada um de nós deve percorrer, que assim o seja! Mas lembrem-se que não há qualquer garantia que irão chegar ao seu destino. Isso é conosco e com mais ninguém. Talvez não esteja nem em Templos e nem em Farmácias, mas sim a quilômetros e quilômetros de distância dentro das profundezas do nosso ser, esse imenso oceano sensorial. E que não tenhamos medo do que iremos nos deparar quando lá mergulhar.
Que se abra a Caixa de Pandora!

Sem vídeo hoje, apenas um emoticon a todos: :-)

Nenhum comentário: