quinta-feira, 28 de maio de 2009

Volta ao Twitter e a Web 2.0

Olá a todos,

Se o google me acha, logo existo. Essa é minha :-)

Hoje voltei a usar um site que havia abandonei no passado por falta de interesse dos internautas, mas por mais incrível que pareça, voltou a moda com força total: O Twitter. Sim, esse mesmo que vocês já ouviram falar e que foi até capa da Revista Época.

Interessante é que comecei a usá-lo a mais de um ano atrás e praticamente não tinha ninguém lá, e agora, não sei o porquê, provavelmente alguém deve ter dito que esse é o cara do momento, e todos, sem ao mesmo ver direito o que é, foram correndo para se inscrever. Para ir na onda, resolvi voltar para ele, o que não foi tão fácil como parecia, como minha conta tinha sido excluída no passado, tive que esperar 30 dias para reativá-la. :-O

Interessante esse conceito de web 2.0. O significado é relativamente simples (se é que ele existe): entre em tudo que é site social possível, tenha blog, contribua em wikis, veja nuvens incompreensíveis de tag's, reporte seu status atual no twitter, tenha pelo menos umas três contas em serviços de mensagens (MSN, GTalk, Skype, ICQ, etc...). Além de criar contas no Orkut, Facebook, LinkedIn, Plaxo, MySpaces e usar aplicativos bobinhos de adolescente tipo o Buddypoke. Ufa! Aja tempo para manter tudo isso atualizado. O Google Latitude larguei em menos de 3 dias. Alguém ainda lembra do Second Life? Ahh, e tem mais: Digg, Del.icio.us, Technorati, e hãã, deve ter mais, mas agora de cabeça nem lembro de tudo.

Ok, mas o que será que isto causa na gente? Isso que nem citei as várias contas de e-mail (por que é quase impossível ter uma só?). Será que todos nós teremos que comprar super celulares com suporte a tudo isso? Os computadores nos passam informações ou somos nós agora que passamos elas todas? O que será que o Fulano e a Beltrana estão fazendo neste momento? Preciso saber já! Preciso ver suas fotos no Flickr. Loucura! Dependência. Onde será que tem um quiosque de internet por aqui? Droga! O Wi-Fi tá bloqueado! Cyber Café! Onde? Onde? Onde?

E se depois de ter tudo será que podemos ficar dias, semanas ou até poucas horas off-line? Pelo que li na internet, tem pessoas que nem conseguem ficar com o celular desligado, imagina tentar deixá-los longe de um computador? Teve um episódio de South Park onde o caos se instaurou devido a queda da Internet.

Tive uma ideia malévola: Imagine a seguinte ameaça dos pais para um filho: Ou você se comporta, ou excluímos sua conta no orkut? Já pensaram no desespero? É praticamente uma pena de morte virtual.

E fechando, pra que realmente serve a Web 2.0? Imagino que seja para deixar todos informados de tudo. Mas a internet já não era pra isso? Talvez seja para nos deixamos de ser navegadores e passamos a ser colaboradores. Mas será que isso não cansa? Quando será o nosso momento de folga? Eu já recebi algumas vezes reclamações que não tinha post novo aqui. Affe! Já até ouvi dizer que esperam minha resenha antes de ir assistir um filme no cinema.

Fui assimilado pela Web 2.0.

Antigamente a Sun dizia: A Rede é o Computador™
Agora passamos a dizer: A Rede somos Nós

Vejam esse vídeo:

Web 2.0 ... The Machine is Us/ing Us

Um comentário:

Vagner disse...

As arveres somos nozes! :o)