terça-feira, 5 de maio de 2009

Assisti Contos do Cargueiro Negro

Olá a todos,

Zack Snider filmou o infilmável Watchmen, mas a graphic novel não parava por aí. Existe uma estória dentro da estória, explico:

No original, como heróis mascarados tornaram-se reais, a venda de gibis praticamente acabaram-se, restando algumas poucas com estórias de piratas. E ao ler Watchmen, sempre que aparecia a banca de jornais onde mostrava-se a manchete do dia, víamos um rapazinho sentado no chão lendo um desses gibis de pirata (note que a cena aparece no filme, ele está lá). E quando essa cena passava, a graphic novel passava então a contar a estória que era lida por este rapazinho, logo, tínhamos outra estória dentro da estória. Sacaram? ;-)

Como o roteiro já estava imenso, longas brigas para deixar certas partes de fora (esperamos angustiados pelo lançamento em DVD da versão do diretor com 3 horas de duração), mais o orçamento apertado, ficou decidido que Contos do Cargueiro Negro seria feito em animação (existem citações que Zack Snider queria usar a técnica de 300 de Esparta com atores, mas aí só essa parte iria consumir pelo menos 20 milhões de dólares). Tal animação acabou sendo lançada diretamente em DVD.

Hoje ao ir na livraria, lá estava ele: Contos do Cargueiro Negro, que apesar de ter censura 18 anos, estava junto dos DVD's infantis (os caras nem olham, é desenho? É infantil, pronto). Se uma criança ver uma estória onde uma jangada é montada com restos de corpos humanos, vão ter pesadelos até a idade adulta.

Mas voltando, apesar de ser animação, ela esta impecável, misturando uma série de técnicas, das convencionas (background fixo) com computação gráfica (o mar). Som perfeito. A voz do capitão sendo angustiosamente interpretada por Gerard Buttler (Sim, o Rei de Esparta em 300).

É contada a estória, praticamente em monólogo, do Capitão que sobreviveu ao ataque do tal Cargueiro Negro, e precisa achar uma maneira de chegar logo de volta a sua vila (que seria o próximo alvo) para salvar sua família.

Apesar de curto é envolvente e bem mais interessante que a versão original na graphic novel, pois nesta mídia vemos a estória toda de uma vez, sem tempo para respirar. E no original ela é contada a conta-gotas não chegando assim a chocar tanto.

E eis que recebemos mais uma grata surpresa: Sob o Capuz.
Imagine-se assistindo um documentário na televisão no início dos anos 80, que passa um flashback de 1975 sobre os MinuteMen, com direito a intervalo comercial. Aplausos! Aplausos!

Neste documentário, o âncora do programa, entrevista Hollis Mason, o Coruja Noturnal original, sobre o livro [Sob o Capuz] que ele lançou após se aposentar como vigilante mascarado.

Neste documentário tudo foi feito com tanto cuidado, onde inclusive parece ser real. Temos também entrevistas com a Espectral (a primeira), e pasmem, com os vilões Moloch e Grande Figura. Perfeito, estou sem palavras. Mais aplausos!

Minhas notas: 9,5 para Contos do Cargueiro Negro e 10 para Sob o Capuz
Compra mais do que obrigatória para os fãs da obra original e para aqueles que querem conhecer um pouco mais do filme. ;-)

Tales of the Black Freighter Official Trailer

Under the Hood

Nenhum comentário: