quarta-feira, 8 de outubro de 2008

A incoerência da democracia

Olá caros leitores,

Neste último domingo foi o primeiro turno das eleições, pra mim pelo menos, pois na cidade onde moro haverá mais um, ou seja, irei trabalhar novamente :-).

Mas gostaria de comentar um pouco o resultado dos votos:

Para prefeito, quem ganhou mais votos aqui em Joinville foi o Carlito Merss do PT, mas no caso dos vereadores quem ganhou mais votos foi o PSDB/DEM, que conseguiu 7 cadeiras na câmara e o PT apenas 4. Será que sou só eu ou ninguém mais notou que esse resultado é incoerente? A maioria da população da cidade quer o Carlito, mas não quer o PT, e isso, ao meu ver, não faz o menor sentido.

Acho que deveríamos ter desde o ensino secundário, matérias na escola que abordassem o assunto política, para evitar resultados como esse. Pois quando votamos em uma administração, votamos em uma pessoa (ou duas se contarmos o vice), mas esta administração não será executada por esta única pessoa e sim por uma coalizão que é um grupo de pessoas indicadas por um mesmo partido ou chapa coligada formando assim a chamada Equipe de Governo. Pensando desta maneira, um eleitor ao votar, deve ter em mente que irá escolher um grupo de pessoas e esse grupo de pessoas (partido) deve ter bem definido sua ideologia e plano de governo para que com estas informações fique mais fácil a escolha de um candidato.

Mas não é o que ocorre, muitas vezes o partido coloca como candidato, um "garoto propaganda", que o povo se identifique (basta ver a dificuldade que o atual partido da situação federal esta tendo em definir um sucessor) para ganhar mais votos, ou se já sabem que não irão ganhar, colocam outro no lugar para não "queimar" a melhor carta.

Aparentemente a maioria que vota não tem a real noção de como é o funcionamento de uma administração. Até porque não tiveram acesso a este tipo de informação ou aprendizado, logo o que falar, ta falado e fica por isso mesmo.

Oh gente! Acordem! Tá na hora de cada um se posicionar política e ideologicamente, e saber que quando digita-se o voto na urna, a ideologia (ou partido se preferirem) é importante sim, mais que a própria pessoa em qual esta votando. Escolham de que lado vocês estão. Definam o que acham certo e o que acham errado. Seus votos são importantes, mas para isso deve ser muito bem pensado.

Fui.

Nenhum comentário: