quarta-feira, 13 de maio de 2009

Assiti Star Trek

Olá a todos,

Primeiramente, devo deixar bem claro que apesar de ser um autêntico Nerd, não sou um Trekkie, logo meu review será, assim chamado, bem imparcial, perigando inclusive a incomodar por ventura algum fã. E olha que eu assistia a antiga série quando criança, e lembro-me bem que a achava legal, nada muito surpreendente, apenas legal, como as demais séries de ficção científica da época: Buck Rogers, Perdidos no Espaço, e em especial Galactica :-)

Os filmes eu vi todos, mas só gostei realmente do primeiro, a ideia do "V-GER" foi sensacional, apesar dos fãs aparentemente não terem gostado. Fazer o que, né? Gostos diferentes.

Neste novo filme, como está meio na moda, voltamos a estaca zero da estória, ou melhor ainda, antes da estaca zero, conhecemos a dupla principal nos seu vinte e poucos anos. E a maneira como isto foi conduzido é de uma simplicidade brilhante, muito bem bolada. Afinal, tratando-se de uma ficção, basta voltar no tempo e criar uma realidade alternativa, que então o futuro deixa de existir e podemos começar tudo de novo modernizando a série e atrair novos fãs.

Mas diferentemente dos demais, este filme deixa um pouco a filosofia de lado e parte para se focar mais em ação e tendo essa parte da academia e frota lembrou-me um pouco de Tropas Estelares. J.J. Abrams (diretor) abusa um pouco de cenas onde a câmera focaliza a pessoa a beira de um precipício, provavelmente coisas que ele aprendeu quando fez Missão Impossível III. Não precisava fazer isto tantas vezes. E como disse um amigo meu, esse sim, Trekkie, o filme virou um bangue-bangue espacial. Com cenas forçadas de ação bem como algumas pastelões demais.

Infelizmente, apesar da excelente atuação de Eric Bana, o filme peca pela falta com um vilão que dê sentido a estória, a ideia de um cara vir do futuro pra se "vingar" de Spock simplesmente não "vinga". É querer imitar a ira de Khan, mas soa muito forçado.

Vale a pipoca, e para relembrar tempos antigos, sem ofender a nenhum fã, mas abre portas para gerar grandes estórias. Esperamos para ver isso.

Alias, os atores, estão ótimos, desde a caracterização a atuação. Parabéns a eles. ;-)

Minha nota: 7,5. Esperei mais.
Star Trek - Trailer

3 comentários:

Unknown disse...

7,5?

Unknown disse...

O Glauco teve uma boa idéia. Vamos dar nota para o post. Por exemplo, um post que dá nota 7,5 para um filme legal como Star Treck depois de ter dado 6,5 para o óbvio livro O Segredo, junta o título errado do post, 3,1 a nota.

abraço,

Lobo da Estepe

Glaucio disse...

Creio que estejam confundindo bananas com laranjas. Sim, ambas ambas são frutas, mas mesmo assim
diferentes.

Não tenho como comparar um filme com um livro (salvo o caso de ser um roteiro adaptado de um livro). Logo sustento as notas dadas.

O livro teve uma nota um pouco acima do merecido pela tentativa de levar um pouco de otimismo às pessoas, e o filme me decepcionou um pouco. ;-)

Continuem comentando, grato.