quarta-feira, 8 de abril de 2009

Religião: Agnóstico

Olá,

Para os que acessam regularmente o Orkut, notaram que alterei a minha religião para Agnóstico, portanto irei explicar o motivo de tal modificação.

Sempre estudei muito, e bota muito nisso, as diversas religiões e culturas que cercam o nosso planeta, inclusive assinava a extinta Revista das Religiões, que não "puxava a brasa para qualquer sardinha" de qualquer religião, apesar de focar-se um pouco mais nas chamadas religiões cristãs.

Mas voltando, algumas pessoas confundem os agnósticos com os ateus. Então vamos para a definições de cada um no meu adorado e pesadíssimo dicionário Houaiss*:

Ateu: que ou que não crê em Deus ou nos deuses; Ateísta. - Houaiss

Ok, então entendemos que ateu é ou são aqueles que não acreditam num deus. E agora, o agnóstico:

Agnóstico: relativo ao agnosticismo ou que é seu partidário ou seguidor. - Houaiss

Ah, tá! Essa definição não disse nada com coisa alguma! Pô, meu querido dicionário, não me deixa na mão! Vamos então ao que significa agnosticismo:

Agnosticismo: Doutrina que reputa inacessível ou incognoscível ao entendimento humano a compreensão dos problemas propostos pela metafísica ou religião (a existência de Deus, o sentido da vida e do universo etc.), na medida em que ultrapassam o método empírico de comprovação científica. - Houaiss

Bom, melhorou bastante, mas o que significa isto? Depois de ler, e ler, e ler; meditar, meditar e meditar; cheguei a seguinte conclusão: Nossa mente não é capaz de responder a essas questões. Esse assunto é debatido pelos filósofos desde o tempo de Sócrates e Platão e ainda não temos qualquer resposta plausível. Essa foi uma conclusão minha, sem nenhuma influência externa, apesar de toda doutrina recebida, e todas as leituras efetuadas.

Quando resolvi buscar na internet sobre esse ponto de vista, descobri que um tal de Thomas Henry Huxley em 1876 tinha chego na mesma conclusão, definindo assim com agnóstico aquele que acredita que o problema fundamental (sentido da vida, do universo e tudo mais) não tem como ser resolvido pelo simples motivo de não termos capacidade para tanto.

No livro O Guia do Mochileiro das Galáxias, um computador passa mais de sete milhões de anos tentando responder a esta questão e a resposta foi..., bom, qualquer nerd sabe a resposta.

Esses tempos me perguntaram de que religião eu era, e respondi: - Sou multi-religioso.
Acho que essa resposta é mais intrigante que a do ser agnóstico, pois a maioria das religiões tem a plena certeza de ser a "dona da verdade verdadeira", logo ser multi-religioso é absolutamente contraditório. E que disse que é lógica funciona em todos os casos? Até na matemática temos o número imaginário ;-)

Volto ao assunto nos próximos posts, até. Fiquem com Deus.


*Dicionário Houaiss © 2001 by Instituto Antônio Houaiss

6 comentários:

Anônimo disse...

Bacana teu blog.


-Rafael-

Ana disse...

Nova Comunidade “Agnosticismo” (no Orkut)


Comunidade destinada aos que acreditam que a existência de Deus não pode ser provada ou deixar de ser provada empiricamente.
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=95217026

Anônimo disse...

Concordo que não sejamos capaz de compreender Deus.
Diria que compreender Deus seria colocá-lo dentro de nossa "cabeça" e ela explodiria, mas creio que possamos por nossa cabeça nas mão de Deus.

Por definição somos todos agnósticos.

Se Deus não quiser, que eu o conheça, tanto faz se é incognoscível ou se não existe. Não tive experiências místicas divinas, mas não desisto...

Anônimo disse...

Vale Ressaltar Que o Agnosticismo Está Dividido Em:

-Agnóstico Teísta e Agnóstico Ateísta.


Qual Deles Vc Eh?

Anônimo disse...

acho que teista amigo , ele disse fiquem com Deus na uktima frase kkkk

Glaucio disse...

Eu discordo desta divisão, pois se você é teísta ou ateísta, já deixa de ser agnóstico. E a última frase é uma piadinha sim.