sábado, 11 de abril de 2009

Li o Essencial do Alcorão

Olá a todos,

O Islã sempre gera uma certa aura de preconceitos aqui no ocidente, principalmente após o fatídico dia 11 de Setembro que por muito tempo será lembrado (os americanos não vão nos deixar esquecer disso tão cedo). Portanto resolvi lê-lo. Inclusive me perguntaram se eu estava afim de jogar um avião em algum lugar. Alá, perdoe-os porque não sabem o que dizem nem o que pensam.

O Alcorão é um livro de orações, versos, e ensinamentos que complementam as já conhecidas escrituras sagradas, como a Torá e a Bíblia, sendo inclusive citados diversas vezes o profeta Jesus como um enviado de Deus para trazer o evangelho aos homens.

Em nenhum momento o livro incita violência ou guerra, muito pelo contrário, ele fala de caridade, de amor ao próximo, inclusive meio que ameaçando os que não assim agirem.

No Alcorão, Deus é descrito como causa de tudo e que tem o conhecimento de tudo o que ocorre. Se chove, se a plantação deu frutos, tudo vem Dele e por Ele.

A suras ou suratas (como são chamados seus capítulos), são de certa forma repetitivos, pois o ensinamento básicos de todas elas é praticamente o mesmo: Deus é onisciente, onipresente e todo poderoso, ou seja, o mesmo que é ensinado pelas demais religiões ocidentais.

Segue a início (sura 1):

A Abertura
Em nome de Deus, o Compassivo, o Misericordioso

Todo o louvor pertence a Deus,
Senhor de todos os mundos,

o Compassivo, o Misericordioso,

Soberano do Dia do Juízo.

É a Ti que adoramos,
e a Ti imploramos auxílio.

Mostra-nos o caminho reto,

o caminho dos que salvastes,
não o dos que castigastes
nem o dos que se extraviaram.

De acordo com o autor, Thomas Cleary, "A Abertura" é por vezes comparada à oração do Pai-Nosso de Jesus, em virtude de sua popularidade.

Bom, sinceramente, não compreendo o chamado fundamentalismo no qual os noticiários falam de guerras santas, infiéis, homens-bomba, etc... Pois basta ler o livro, nele só existem belas palavras tal qual o Novo Testamento, onde devemos buscar a fé e a beleza de Deus em tudo que é criado. O livro apenas prega que sejamos pessoas melhores e em Deus vivamos. Talvez falte um pouco de leitura a estes fundamentalistas para que deixem o ódio de lado.

Infelizmente, tal como a Bíblia, cada um interpreta as escrituras à sua maneira; a minha interpretação é de um livro que apenas prega que Deus é a causa primária de tudo, e que ele é infinitamente misericordioso.

Nenhum comentário: