terça-feira, 21 de abril de 2009

Bloqueio e Memória

Olá a todos,

Já é a terceira vez que abro o editor de posts para escrever alguma coisa sobre qualquer coisa. Mas estou travado, com bloqueio.

O que fazer num momento como este? Eu gostaria sempre ter algo interessante para escrever, mas infelizmente querer não é poder e muito menos ter. Portanto iniciei a escrever a esmo, esperando que de uma quantidade aleatória de palavras, alguma obra venha a aparecer por mais improvável que isto seja.

Qualé a tua Universo? O que será que queres de mim? Preciso me esforçar mais? Nada nunca é suficiente? Estamos sempre correndo e correndo. Mas para onde? Com qual objetivo? O mundo é redondo, logo quanto mais andamos, mais passamos pelo mesmo lugar. E de novo e de novo, e assim eternamente.

No episódio de Æon Flux (série animada da antiga MTV Liquid Television) chamado Reraizure (reanimação), existem pequenas criaturas chamadas Narghiles, que são imortais. Dentro dessas criaturinhas (lembra um mistura de tartaruga com texugo), tem uma pequena pérola que pode ser consumida ou engolida por humanos, só que ela carrega uma droga chamada Bliss (Felicidade), o que os tornam bichinhos ao mesmo tempo adorados e odiado.


Ok, mas de que maneira esta droga trazia a felicidade? Simples, ela apagava completamente a mente da pessoa que a tomava, amnésia total. Pois são as nossas lembranças que barram a nossa felicidade. Como disse William Shakespeare: Lamentar uma dor passada, no presente, é criar outra dor e sofrer novamente.

Frase interessante essa dele, lamentar ou lembrar dores passadas, acabam criando novas dores no presente e assim continuamos a sofrer até que consigamos esquecer.

A nossa memória. Quão maravilhosa esta função do nosso cérebro, ela pode ser nosso céu, mas também nosso inferno. E não adianta nem dormir ou sonhar, pois lá ela está nos controlando, conduzindo e nos julgando.

E para finalizar, volto ao episódio Rezaizure da Æon Flux que termina com a seguinte fala:

Não somos o que lembramos de nós mesmos.
Só podemos desfazer os que os outros já esqueceram.
Aprenda com os seus erros... Para que um dia possa repeti-los de forma precisa.
Pare. Apague.


Aeon Flux Opening

Nenhum comentário: