quarta-feira, 22 de abril de 2009

Li A Cabeça de Steve Jobs

Olá a todos,

Difícil tarefa essa de fazer um review sobre um livro que trata da personalidade de uma pessoa conhecida. Como deixar de a pessoa de lado, e focar-se somente no livro?

Mas vou tentar:
O livro é excelente, no ingrato trabalho de expor de maneira sucinta e objetiva em apenas 8 capítulos, como uma pessoa (um gigante na minha opinião) pensa e conduz suas empresas de maneira a torná-las um sucesso.

O livro não é técnico, ele foca nas pessoas em geral, se você fabrica qualquer produto, seja ele sapatos, cosméticos, ou qualquer outra coisa, vai ter muitas lições aprendida com a sabedoria passa por aquelas páginas.

Confesso que em alguns momentos o livro me trouxe boas recordações, para que não sabe, meu primeiro computador foi um Apple II que ganhei dos meus pais, e esse computador foi projetado, vislumbrado, criado da Cabeça de Steve Jobs. Sim, eu sei que o geek por trás da parte técnica foi o sócio dele: o outro Steve :-), o Steve Wozniak. Mas foi ele que teve a ideia como o computador deveria ser. Foi ele quem imaginou o computador na casa das pessoas. Ele não estava pensando nas empresas como cliente e sim as pessoas. Olha ele aqui:



Em vários momentos, o meu lado geek quis ter mais detalhes técnicos, mas não é com esse objetivo que o livro se propõem, e sim, como a pessoa imaginava a experiência do usuário ou consumidor, como seria a sensação ao tirar da caixa (sim, até nisso ele pensava).

Como alguém consegue criar tantos objetos do desejo? Ele apenas criou o Apple, o iMac, o iPod, o iPhone, sem contar que ele também foi CEO da Pixar! Sim, ela mesma! O estudio de animação por computador que não passa um ano sem lançar um tremendo sucesso no cinema. Como ele consegue? Até conseguiu emprentar um cancêr no pâncreas. :-O Ele não deve ser humano, só pode.

Eu gosto da seguinte frase de sir Isaac Newton: Se pude ver mais longe que os outros, foi por estar apoiado sobre o ombro de gigantes.
Ler um livro como este que nos mostra como é a mente de um gigante, de alguém que fez a diferença no mundo, nos faz enxergar mais longe.

Ninguém melhor para falar disso que o próprio Steve Jobs, estou anexando à este post o discurso que ele fez numa formatura na Universidade de Stanford, onde ele conta apenas 3 estórias.

Minha nota para o livro: 9. O autor se repete as vezes e nos dá a sensação de ter esquecido de virar a página.
Minha nota para Steve Jobs: quem sou eu para dar uma nota a ele? Tenho que me curvar diante a sua presença e genialidade.

Steve Jobs em Stanford [parte 1]

Steve Jobs em Stanford [parte 2]

Um comentário:

Marcellus disse...

Parabéns pela escolha dos links do discurso, pode-se tirar ótimas lições de vida...