terça-feira, 4 de agosto de 2009

Li O Clube do Filme

Olá a todos,

É sempre bom ser surpreendido por uma boa obra literária, e O Clube do Filme foi mais um destes casos. Mas não se engane com o título, ele não é sobre cinema e sim sobre um pai e um filho que juntos em casa formam um "clube do filme" particular que os acaba aproximando numa estória que os fará derramar uma pequena lágrima ao virar a última página.

No livro o filho, Jesse, de 15 anos não suporta mais a vida escolar (como a maioria de nós também não suportava naquela época) e seu pai, David (o autor do livro), toma uma posição inversa à maioria absoluta dos pais: Permite que o filho largue a escola e fique em casa com apenas a condição de ver três filmes semanais na companhia do seu pai (e também não se envolver com drogas).

O pai, crítico de cinema, escolhe filmes diversos, mas onde cada um deles tem algo que pode despertar em Jesse algo sobre o que fazer com sua vida, e levando ele a abrir-se principalmente com suas eternas dores de cotovelo (o que também difere de outras obras, onde geralmente quem tem dor de cotovelo é a namorada abandonada).

E com o passar das semanas, pai e filho se conhecem cada vez mais, e sempre do ponto de vista do autor, que inclusive se questiona várias vezes se realmente tomou a decisão certa.

Eu sou uma pessoa que vê (ou pelo menos via) muitos filmes, e confesso que pelo menos a metade dos filmes citados no livro eu ainda não vi. Vou ter que fazer uma lista deles e passar a visitar mais a locadora :-), pois nos filmes que eu tinha visto, compreendi muito melhor o contexto. Não é obrigatório ter visto os filmes citados, mas creio que se poderá apreciar esta obra com mais detalhes caso eles tenham sido vistos. Até imaginei um pacote sendo vendido com o livro e os DVD´s de cada película citada, mas provavelmente ficaria meio caro. :-\

Minha nota: 9 merecido e recomendado a todos. Conselho: Aprecie sem pressa.

O clube do filme

Nenhum comentário: