segunda-feira, 9 de março de 2009

Assisti Watchmen

Olá a todos,

Enfim o infilmável foi filmado. A graphic novel mais complexa já escrita e considerada pelos estúdios como impossível de ser levada aos cinemas, está lá. Completa, impecável. Zack Snyder conseguiu novamente, depois do excelente 300 de Esparta, ele deixa novamente o mundo de queixo caído com Watchmen (Vigilantes).

Para quem leu os quadrinhos vai achar no filme, praticamente cada fala, cada angulo de filmagem e a maioria das sensações controversas que a estória passa. No mundo vislumbrado por Allan Moore, não existe bons e maus, existem loucos, psicopatas, sensos de justiça e patriotismo desvirtuados por governantes e governados. Aqueles que se enredam na noite mascarados querendo colocar ordem no caos, podem ser considerados tão criminosos quanto aqueles à que lutam contra.
Para quem não leu, pode ficar assustado. Uma pessoa me disse: -Eu vi o trailer, tem bastante ação né?. E eu respondi: -Não. O filme é filosófico e talvez poucos consigam compreendê-lo.

Eu mesmo não sei se já o compreendi como todo. Fiquei com aquela pulguinha atrás da orelha pensando se peguei a maior parte dos detalhes. Como o filme ainda não estreou na cidade onde moro (assisti em florianópolis), vou aproveitar para reler a graphical novel e assistir o filme mais uma vez quando aqui estrear, para poder analisar ainda mais os detalhes da chamada "Bíblia dos Quadrinhos". Sério, é assim como é chamada por muitos nerds aficionados nesta vertente literária.

Uma informação interessante: A revista Time elegeu os 100 livros mais importantes de 1923 até a atualidade, e apenas um livro gráfico (quadrinhos) esta presente na lista, justamente Watchmen, vejam só: http://www.time.com/time/2005/100books/0,24459,watchmen,00.html

Voltando ao filme: praticamente perfeito, fiquei embasbacado por pelo menos umas 24 horas, a cada hora que fechava os olhos voltavam as imagens feitas em perfeita com sons fortes e explícitos, a cada osso quebrado, praticamente a dor era compartilhada com a audiência.

Cabe um aplauso especial ao ator Jackie Earle Haley, a sua interpretação do Rorcharch fez com que o Hannibal Lecter de sir Anthony Hopkins parece-se uma professora de jardim de infância. O considero o melhor herói psicopata já retratado no cinema, com atenção à cena da prisão.

Outra coisa que ia me esquecendo: Talvez algumas pessoas fiquem preocupados com a alta censura, 18 anos, que o filme recebeu. Mas veja por outro lado, pela primeira vez, uma estória em quadrinhos é tradada como algo adulto. Mas concordo que exageraram, 16 anos de censura seria suficiente.

Minha nota: 10 apesar de atores fracos fora o citado, o filme mereceu, e que venha a versão do diretor em DVD/BlueRay!


Watchmen Trailer

quarta-feira, 4 de março de 2009

Assisti Operação Valquíria

Olá,

Posso dizer que vi Tom Cruise parecendo adulto. Até quando ele fez Nascido em 4 de Julho, apesar da maquiagem, continuava parecendo um adolescente de cabelo comprido. Mas em Valquíria, ele finalmente virou adulto. Com uma atuação forte e bem definida, o ator surpreende, mesmo depois dos problemas que as suas convicções religiosas trouxeram (Os próprios alemães não gostaram que ele tinha o papel principal), e isto fez com que o estúdio fizesse mais propaganda sobre o diretor Bryan Singer (X-Men, Superman, Os Suspeitos).

A produção é muito cuidadosa com detalhes da época, por tratar-se de uma estória real, e com real interesse do Ministério de Defesa da Alemanha, por mostrar que nem todos estavam com Hitler, existia uma resistência que via a guerra tinha desviado dos propósitos iniciais e que estava virando um uma mistura de genocídio e caos para toda a Europa.

As cenas são rápidas, os diálogos objetivos, contando a estória com muito suspense. Destaco a cena em que Claus von Stauffenberg (Tom Cruise) precisa pegar a assinatura pessoalmente do Führer, acho que ninguém respirou no cinema neste momento.

Minha nota: 8


Valkyrie Trailer

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Assisti Big Bang: A Teoria

SitCom's, comédias da televisão, ou melhor, situações cômicas. Nos diversos canais a cabos temos sitcom's para todos os gostos, e..., finalmente uma para o meu gosto: The Big Bang Theory.

Sim, encontrei uma sitcom que me faz rir, anteriormente a essa, a que mais me fazia rir era a The Addams Family dos anos 60 filmada em preto-e-branco, caracas :-O

Mas vamos ao review:
Essa sitcom apresenta quatro nerd's estereotipados. Para quem não sabe o que é um nerd, bom, primeiro eu sou um deles, talvez por isso achei o programa tão divertido, mas citando o wikipedia:

"...é o rapaz (ou moça) que nutre alguma obsessão por algum assunto a ponto de a) pesquisar; b) colecionar coisas; c) fazer música; d) escrever sobre (normalmente acompanhado de pesquisa); e) não sossegar enquanto não descobrir como funciona; f) não dormir enquanto o programa não rodar." - Lia Portocarrero

Voltando, estou fugindo muito do assunto hoje :-), a série traz várias piadas envolvendo citações das mais diversas áreas científicas, filosóficas e da cultura "nerd pop". Acho que inclusive as "pessoas normais" irão gostar da série, pois apesar de perderem boa parte das piadas, bem como a profundidade delas, vão compreender que as vezes o conhecimento traz consequências negativas ou até situações em estes são incompreendidos na sua sede de explicar o mundo através da visão filosófica.

O interessante que me deparei com episódios onde os personagens estão tendo discussões que eu mesmo já tive com colegas da minha "espécie" comportamental. Quem ve de fora acha que são loucos discutindo assuntos banais e inúteis, mas é pura filosofia, vindo ela da ciência, do cosmos, ou até de uma revista em quadrinhos.

Para aqueles que gostaram de The IT Crowd, provavelmente irá a loucura com esta série aqui, pois eleva as questões num nível muito mais amplo, não ficando apenas no âmbito da informática.

Para contrabalancear os nossos "heróis", temos a vizinha deles, Penny, uma loira (nenhum preconceito) que representa a população jovem "comum" (não nerds) cujo sonho é ser atriz ou cantora; e é com ela que a séria mostra a dificultade de relacionamento interpessoal que os nerds possuem, devido as diferenças de assuntos que são expostos. Leiam um trecho (estou com preguiça de traduzir) que representa bem a série:

Penny: I’m a Sagittarius, which probably tells you way more than you need to know.
Sheldon: Yes, it tells us that you participate in the mass cultural delusion that the sun’s apparent position relative to arbitrarily defined constellations at the time of your birth somehow affects your personality.
Penny: (puzzled) Participate in the what?

Hilário não? :-D LoL

Minha nota? 9 é claro (não acham que eu dou 10 assim tão facilmente)

The Big Bang Theory

Bloqueio

Saudações a todos,

Eu sei que andei sumido. Na verdade continuo aqui, mas estou com bloqueio. Já abri o blog várias vezes para escrever alguma coisa, alguma filosofia, sobre um filme que vi, mas não esta indo. Branco total. Tentei fazer o review do Sexta-Feira 13 (sou fã do Jason Voorhees), mas nem isso foi.

Mas daqui a pouco estou de volta. Pique total, ou melhor, Blog total ;-)

Até daqui a pouco.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Li Lua Nova e Eclipse

Saudações,

Vou fazer dois reviews num post só, afinal a estória é a mesma. O livro Lua Nova é o capitulo 2 e Eclipse o capítulo 3 da série Crepúsculo, o qual eu já havia feito um review em Dezembro. E a estória ainda não acabou, a última parte, Amanhecer, será lançado provavelmente ainda este semestre. Após isto a autora irá relançar o primeiro da série só que agora por outro ponto de vista, a estória irá acompanhar o Edward invés da Bella.

Mas vamos lá:

Lua Nova:
Nesta estória, que já começa em suspense, deixa um pouco o romantismo melado de lado e parte para uma era das trevas para a personagem Bella, onde confusa e meio "pirada" parte para fazer as maiores estupidezas após o abandono do seu vampiro amado. Nesta "piração", ocorre uma aproximação com o personagem lobisomem da estória. Sim, é sério, uma mesma pessoa consegue o praticamente impossível relacionamento com um vampiro e depois passa a ter como melhor amigo um lobisomem. Ela realmente esta precisando rever seu conceitos. E alias, como em Anjos da Noite, Vampiros e Lobisomens são inimigos, e ela no meio desse rolo. E detalhe, Bella fica conhecendo um pouco mais como são organizados os vampiros no mundo.

Nota: 8 continua sendo um ótimo divertimento.

Eclipse:
E continuamos a acompanhar a vida da jovem Bella agora numa espécie de triângulo amoroso. O que escolher? Um vampiro ou um lobisomem? E eu lendo isso. Affe. Gostaria de saber como a autora consegue fazer isso: Prender o leitor numa estorinha tão chocha como esta? Não conseguia parar de ler. Pois é, um livro totalmente inverosímel, voltado à meninas adolescentes, e ao mesmo tempo tão hipnotizante. Este foi o que teve mais ação, suspense e até um pouco de violência. Realmente prende até a última página. O galho é agora ficar esperando pelo último livro. Editora Intrínseca, se leres este post, por favor, dá uma agilizada aí.

Nota: 8,5 está melhorando a cada parte. Será que o último irá ganhar um 9 ou 10?