segunda-feira, 16 de março de 2009

A bússola da filosofia

Olá,

O que será que define a filosofia? Se pegarmos a palavra em grego, filosofia é "que ama a sabedoria". Ok, entendi que amar a sabedoria é ser um filósofo, e será que isto pode ser útil para alguém? Nos meus pensamentos procuro respostas, e para obtê-las, é necessário saber. Mas saber o quê? Leio um livro após o outro, como vocês tem acompanhado neste blog, e será que assim tenho sabedoria? Sabedoria pode ser comparada com conhecimento?

Sempre utilizo uma frase: -Eu sei o que sei, mas não sei o que o outro sabe. O que quero dizer com isto? Que sempre temos algo a aprender com o outro, não importa que seja, não importa se tem um diploma de doutor ou se é um analfabeto, eles sempre saberão algo que não sei, e assim aprendo mais um pouco.

Todo dia me pergunto: O que aprendi hoje? Qual o novo conhecimento que adquiri? Seria eu uma representação de uma rede neural em constante evolução? Preciso de mais conhecimento, mais. Como uma alma em busca de si mesma.

A habilidade de agir corretamente e no momento correto. Esse é o grande objetivo que todos nós buscamos, até aqueles que não sabem o que procuram, estão na verdade procurando esta habilidade, mas ela esta escondida muito longe dentro de nós mesmos, e o conhecimento adquirido dia após dia serve de bússola para localizarmos essa nossa habilidade dentre tantas outras.

Alguns dizem que a pessoa nasce com um ou mais dons; não acredito nisso. Nascemos com todos os dons, estão todos lá esperando serem acionados e assim tornando nós mesmos sábios, filósofos, músicos, cientistas, e finalmente parte do todo, de tudo e do nada. Uma peça do cosmos em perfeito equilíbrio de força antagônicas tal o yin yang.


The Child in Us

Um comentário:

Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ Sheila Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ disse...

Será que essa busca incessante por conhecimento, não é uma forma de fugir do silêncio da mente?
Não é no silêncio que a verdade se revela e as habilidades são libertadas?
Hummmm... como sempre um tema paradoxal.
:-)