segunda-feira, 9 de março de 2009

Assisti Watchmen

Olá a todos,

Enfim o infilmável foi filmado. A graphic novel mais complexa já escrita e considerada pelos estúdios como impossível de ser levada aos cinemas, está lá. Completa, impecável. Zack Snyder conseguiu novamente, depois do excelente 300 de Esparta, ele deixa novamente o mundo de queixo caído com Watchmen (Vigilantes).

Para quem leu os quadrinhos vai achar no filme, praticamente cada fala, cada angulo de filmagem e a maioria das sensações controversas que a estória passa. No mundo vislumbrado por Allan Moore, não existe bons e maus, existem loucos, psicopatas, sensos de justiça e patriotismo desvirtuados por governantes e governados. Aqueles que se enredam na noite mascarados querendo colocar ordem no caos, podem ser considerados tão criminosos quanto aqueles à que lutam contra.
Para quem não leu, pode ficar assustado. Uma pessoa me disse: -Eu vi o trailer, tem bastante ação né?. E eu respondi: -Não. O filme é filosófico e talvez poucos consigam compreendê-lo.

Eu mesmo não sei se já o compreendi como todo. Fiquei com aquela pulguinha atrás da orelha pensando se peguei a maior parte dos detalhes. Como o filme ainda não estreou na cidade onde moro (assisti em florianópolis), vou aproveitar para reler a graphical novel e assistir o filme mais uma vez quando aqui estrear, para poder analisar ainda mais os detalhes da chamada "Bíblia dos Quadrinhos". Sério, é assim como é chamada por muitos nerds aficionados nesta vertente literária.

Uma informação interessante: A revista Time elegeu os 100 livros mais importantes de 1923 até a atualidade, e apenas um livro gráfico (quadrinhos) esta presente na lista, justamente Watchmen, vejam só: http://www.time.com/time/2005/100books/0,24459,watchmen,00.html

Voltando ao filme: praticamente perfeito, fiquei embasbacado por pelo menos umas 24 horas, a cada hora que fechava os olhos voltavam as imagens feitas em perfeita com sons fortes e explícitos, a cada osso quebrado, praticamente a dor era compartilhada com a audiência.

Cabe um aplauso especial ao ator Jackie Earle Haley, a sua interpretação do Rorcharch fez com que o Hannibal Lecter de sir Anthony Hopkins parece-se uma professora de jardim de infância. O considero o melhor herói psicopata já retratado no cinema, com atenção à cena da prisão.

Outra coisa que ia me esquecendo: Talvez algumas pessoas fiquem preocupados com a alta censura, 18 anos, que o filme recebeu. Mas veja por outro lado, pela primeira vez, uma estória em quadrinhos é tradada como algo adulto. Mas concordo que exageraram, 16 anos de censura seria suficiente.

Minha nota: 10 apesar de atores fracos fora o citado, o filme mereceu, e que venha a versão do diretor em DVD/BlueRay!


Watchmen Trailer

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi Glaucio!

Parabéns pelos comentários! Estão bem interessantes!!!

Agora só falta você comprar um PS3 para assistir esses filmes em BlueRay! ;-)

Sugestão: Tenta comentar um pouco sobre a trilha sonora. A trailer do watchmen está EXCELENTE!

Abraços,

Gilmar