domingo, 22 de agosto de 2010

Assisti A Origem

Olá a todos,

Assisti ao filme "A Origem", novo filme do Christopher Nolan. Pra quem não lembra, ele é o diretor dos dois últimos filmes do Batman, o que aliás O Cavaleiro da Trevas é a maior bilheteria da Warner Bros., logo é meio óbvio que iriam dar sinal verde para um filme pessoal dele (Ele escreveu, produziu e dirigiu).

Para resumir o filme em uma frase, eu diria que é um "Missão Impossível nos Sonhos". Explico: Leonardo diCaprio (o personagem principal) recebe a missão de implantar uma ideia na cabeça do espantalho Cillian Murphy, e para isso pode escolher a sua equipe. A equipe que ele montou tem: Uma arquiteta, quem monta os cenários dos sonhos; um especialista em disfarces, que pode se passar por qualquer pessoa; um químico, para criar os compostos que deixem a pessoa sedada; um especialista em explosivos e armamentos, e um turista (?) que financia a missão, ou melhor, o contratante. Cada um da equipe, como descrevi, tem um papel essencial para o cumprimento da missão. Notaram a pequena semelhança?

Apesar disso é um filme extremamente competente e tecnicamente bem detalhado; palmas para a Escada de Penrose e para o Elevador de Einstein (sem este último só notados pelos mais nerds, mas se você procurar pelo assunto na internet, vai saber de qual cena estou falando). Acredito que se assistirmos o filme mais algumas vezes, iremos achar mais alguns dessas referências :-)

Existem algumas outras estorias parecidas no cinema, e a que mais me veio a cabeça foi o filme A Morte nos Sonhos (Dreamscape) de 1984 com Dennis Quaid, talvez achem ele em VHS no fundo de uma locadora.

Com relação aos efeitos visuais, a cena mostrada no trailer da cidade dobrando-se é realmente impressionante, inclusive a melhor do filme todo.

Minha nota: 8 Esperava um final mais surpreendente, e esse era meio óbvio. Ahh! Já ia esquecendo, a trilha sonora é excelente, um show a parte ;-)

A Origem - Trailer 2 Legendado

2 comentários:

Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ Sheila Ƹ̵̡Ӝ̵̨̄Ʒ disse...

Eba, já estava curiosa para asistir o filme, agora me animei de vez. Oito, na escala "Glaucius" não é uma nota que possa ser ignorada ;) Óbvio que, não por "nerdisse", mas por absoluta curiosidade feminina, vou ser obrigada a procurar no google o que significa o tal "Elevador de Einstein". Até porque, não tenho a menor idéia do que seja isso :) Good post!

Renato disse...

Curti o filme! Tem uma boa concepção.