domingo, 30 de agosto de 2009

Li Nicolae

Ola á todos,

Li o terceiro volume da série Deixados para Trás e não tenho muito o que acrescentar aos reviews anteriores, afinal, trata-se de volumes de uma mesma estória.

O livro novamente inicia com um "O que aconteceu até agora...", e continua deste ponto, como se estivéssemos continuando a ler o mesmo livro. Nesse aqui a ação e suspense aumentou consideradamente após um segundo volume morno, onde o anticristo apenas firmava se poder pelo mundo. Aqui acompanhamos a terceira guerra mundial, e o que o Apocalipse chama de a Ira do Cordeiro. E pra variar, fica bem mais agitado no último capítulo com uma interrupção abruta, do tipo, continua no próximo livro. Ainda bem que já adquiri todos, e aproveitei e já lí os dois primeiros capítulos de A Colheita.

Mas falando um pouco da experiência após três volumes da saga: Dá para notar que os autores conhecem muito bem os detalhes do livro das Revelações (Apocalipse) da Bíblia, e com esta estória montam toda uma visão escatológica do que poderia estar por vir. Novamente repetido o que disse no primeiro review, a obra está publicada e classificada como ficção, mas acho que algumas pessoas podem ficar impressionadas em alguns capítulos pela riqueza de detalhes em que descrevem certas destruições e o sofrimento dos feridos. Claro que a obra não deixa de ser uma pouco evangelizadora, volta e meia, um pastor ou rabino tenta explicar o que esta acontecendo na forma de um sermão ou prédica que visa os personagens principais, mas acaba tendo o leitor como evangelizado indireto.

Minha nota: 8 suspense que impede a interrupção da leitura. Odeio esses livros, também quero fazer outras coisas :-)

Left behind 3 World at War

p.s.: O trailer acima parece não ter nada haver com o livro. Darr.

domingo, 23 de agosto de 2009

Li Comando Tribulação

Olá a todos,

Neste livro, a estória iniciada em Deixados para Trás continua exatamente do ponto onde o anterior havia parado, com direito inclusive à prólogo para fazer um pequeno resumo do que aconteceu até este ponto.

Neste volume, o objetivo de ser uma estória mais evangélica fica mais evidente, onde os "nossos quatro heróis", que formaram o tal Comando Tribulação do título, tentam avisar as pessoas pelo que virá pela frente com a conquista do poder mundial pelo Anti-Cristo.

A estória se arrasta um pouco, fica uma sensação de seriado de TV, onde o ponto alto sempre está nos últimos capítulos e temos que esperar pela próxima temporada. Para complementar a história nos momentos em que não está acontecendo nenhum fato relevante caímos numa estória romântica com direito a mal-entendidos cercados de ciúmes do nível de uma novela mexicana exibida nas tardes semanais.

Mas o ritmo e o suspense continuam bons tirando os pontos que citei anteriormente, se você leu o primeiro volume, e tenhas gostado, terás que continuar nos volumes seguintes, afinal não dá para assistir apenas à primeira temporada de uma série. :-)

Minha nota: 7 volume de transição, provavelmente no próximo teremos um melhor suspense e ação ;-)
Left Behind 2: Tribulation Force (2002)

sábado, 15 de agosto de 2009

Li Deixados para Trás

Olá a todos,

Li o primeiro volume da série Deixados para Trás (são 16 volumes ao todo, vou ter o que ler por um bom tempo). Este livro é intrigante, fico até meio sem o que escrever neste review, mas vamos lá mesmo assim.

A estória: Milhares ou milhões de pessoas em todo o planeta simplesmente desapareceram deixando apenas suas roupas, relógios, pulseiras, etc no lugar onde estavam. Ok, de início parece mais uma ficção barata, mas no livro diversas pessoas começam a achar que o que ocorreu, foi o arrebatamento, conceito religioso que indica que Jesus retirou da Terra os "salvos" e os levou aos Céus.

Mas e quanto aos que foram Deixados para Trás, como ficou a vida deles? Terão eles que enfrentar as tribulações que estão descritas no apocalipse?

O livro não deixa claro se o seu objetivo é ficção escapista ou a tentativa de evangelizar ou avisar o leitor, apesar de que na minha opinião ele se sai bem em ambos os casos. Se você não é religioso, vai encontrar nele uma estória muito interessante de ser lida, e do tipo que não consegue se largar até chegar na ultima página (aí você irá largá-lo para pegar o próximo volume). Mas se você é religioso e facilmente impressionável, deves lê-lo com um certo discernimento pois podes ficar assustado em determinadas passagens onde um pastor começa a citar a Bíblia e correlacioná-lo com o que esta acontecendo na estória. Claro que eu como um bom curioso dos assuntos religiosos, consultei a Bíblia para verificar a autenticidade das transcrições, o que mostraram-se precisas. Ponto pros autores.

O livro também acerta em utilizar um número reduzido de personagens, facilitando assim o acompanhamento da estória, incluindo a formação de um grupo que investiga se o que está acontecendo é o que foi profetizado pela Bíblia.

Este livro tem sua versão em filme, o qual ainda não o assisti, quem sabe dou um pulinho na locadora neste fim de semana? Pelo que pesquisei apenas os três primeiros volumes foram filmados, pois o autor não gostou da qualidade deles, e conseguiu cancelar os direitos das filmagens.

Minha nota: 9 - Excelente narrativa com ótimo suspense. Apenas uma ressalva com aqueles que acreditam no que leem, a própria capa diz que se trata de Uma Ficção dos Últimos Dias.
Left Behind 1 Trailer

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Li O Clube do Filme

Olá a todos,

É sempre bom ser surpreendido por uma boa obra literária, e O Clube do Filme foi mais um destes casos. Mas não se engane com o título, ele não é sobre cinema e sim sobre um pai e um filho que juntos em casa formam um "clube do filme" particular que os acaba aproximando numa estória que os fará derramar uma pequena lágrima ao virar a última página.

No livro o filho, Jesse, de 15 anos não suporta mais a vida escolar (como a maioria de nós também não suportava naquela época) e seu pai, David (o autor do livro), toma uma posição inversa à maioria absoluta dos pais: Permite que o filho largue a escola e fique em casa com apenas a condição de ver três filmes semanais na companhia do seu pai (e também não se envolver com drogas).

O pai, crítico de cinema, escolhe filmes diversos, mas onde cada um deles tem algo que pode despertar em Jesse algo sobre o que fazer com sua vida, e levando ele a abrir-se principalmente com suas eternas dores de cotovelo (o que também difere de outras obras, onde geralmente quem tem dor de cotovelo é a namorada abandonada).

E com o passar das semanas, pai e filho se conhecem cada vez mais, e sempre do ponto de vista do autor, que inclusive se questiona várias vezes se realmente tomou a decisão certa.

Eu sou uma pessoa que vê (ou pelo menos via) muitos filmes, e confesso que pelo menos a metade dos filmes citados no livro eu ainda não vi. Vou ter que fazer uma lista deles e passar a visitar mais a locadora :-), pois nos filmes que eu tinha visto, compreendi muito melhor o contexto. Não é obrigatório ter visto os filmes citados, mas creio que se poderá apreciar esta obra com mais detalhes caso eles tenham sido vistos. Até imaginei um pacote sendo vendido com o livro e os DVD´s de cada película citada, mas provavelmente ficaria meio caro. :-\

Minha nota: 9 merecido e recomendado a todos. Conselho: Aprecie sem pressa.

O clube do filme